
“Extensão Rural é um processo cooperativo, baseado em princípios educacionais, que tem por finalidade levar, diretamente, aos adultos e jovens do meio rural, ensinamentos sobre a agricultura, pecuária e economia doméstica, visando modificar hábitos e atitudes da família, nos aspectos técnico, econômico e social, possibilitando-lhe maior produção e melhorar a produtividade, elevando-lhe a renda e melhorando seu nível de vida” (definição da ABCAR).
A extensão rural é um dos ramos das ciências agrárias e sua atuação oficializada no Brasil é desde 1948 a partir das ACARs (Associações de Crédito e Assistência Rural). Enfrentou várias fases de apoio ou descaso dentro dos diferentes períodos das Políticas Governamentais do país, sendo regulamentada pela Lei 12.188 de 11/01/2010.
Paulo Freire em 1968, já levantava uma crítica a respeito da educação unilateral e sem comunicação que caracterizava o homem do campo como um “depósito” de informações e sobre técnicas que eram passadas sem a preocupação do aprendizado, do “fazer sentido” para quem estava recebendo a mensagem. A extensão rural dessa época se confundia com uma assistência técnica, que tem como objetivo resolver uma questão específica, imediata e manter a relação de dependência entre o técnico e o produtor.
Atualmente, a extensão rural ganhou outro sentido. O objetivo principal agora é gerar mudanças de natureza social, econômico-financeira e comunitária no comportamento da população rural, a partir de técnicos capacitados a trabalhar com processos educativos ao nível do agricultor, com programas desenvolvidos com a própria comunidade em consonância com a Política de desenvolvimento do País. Além disso, estimula o trabalho em equipe e principalmente: amadurece a comunidade, tornando-a forte e independente para conduzir seus projetos com sucesso.
O município de Paulo Afonso, integrado no Território de Itaparica, tem sido sede de vários eventos destinados à promoção da Extensão Rural nos últimos anos. Sediou a [B1] Conferência Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, em 2015, a XI Mostra de Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, cujo tema foi “Universidade e Desenvolvimento Socioambiental” e possui uma turma nucleada do Curso de Mestrado profissional em Extensão Rural, também pela UNIVASF.
Nesse contexto, fomentando a discussão sobre o tema Extensão Rural, a cidade de Paulo Afonso sedia novamente, um evento que deixará importante contribuição para as comunidades rurais. Promovido pelos discentes do Mestrado em Extensão Rural, o I ENCONTRO EM EXTENSÃO RURAL DE PAULO AFONSO pretende ser referência na abordagem de temas importantes para um público muitas vezes esquecido por motivos que vão desde a falta de incentivo destinados à populações que estão marginalizadas dentro das políticas públicas à falta de acesso às informações.
O QUE É EXTENSÃO RURAL?
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
Objetivos:
-
Impulsionar o intercâmbio de conhecimentos e o debate crítico sobre a extensão rural.
-
Disseminar conhecimentos da Extensão Rural na perspectiva da saúde e da qualidade de vida;
-
Desenvolver ações de prevenção de doenças.
-
Estimular a prática do autocuidado, a segurança e a saúde no trabalho e o estilo de vida saudável na população rural.
-
Incentivar o resgate do saber popular
Justificativa:
A saúde e qualidade de vida tem sido preocupação constante do ser humano, desde o início de sua existência e, atualmente, constitui um compromisso pessoal a busca contínua de uma vida saudável. Assim, para enfrentar este desafio de aumentar a qualidade de vida da população rural, evitando o êxodo rural e as desigualdades sociais, a alternativa é melhorar continuamente os serviços prestados através de políticas públicas e ações adequadas. Diante do exposto, propomos desenvolver um evento no qual diferentes comunidades oriundas de áreas rurais irão participar de uma ação onde terão participação ativa e contato direto com diferentes especialidades médicas, com discussão acerca da temática saúde e qualidade de vida no ambiente rural.
REALIZAÇÃO
APOIO
